Ospitalità Italiana - Quality Approved

O Gabbiano

“O que realmente importa: a cozinha é corretíssima”, escreveu Luciana Fróes (O Globo), uma das mais respeitadas críticas gastronômicas, sobre o Gabbiano. Para ela, “a casa é opção das melhores”. Prova disso é que em novembro de 2012, o Gabbiano recebeu o certificado de qualidade Ospitalità Italiana, concedido por órgão do governo italiano a seletos restaurantes ao redor do mundo que preenchem rigorosos requisitos, tornando-se assim legítimos representantes da culinária italiana fora da Itália.

A carta de vinhos da casa foi eleita a melhor do Rio pelo júri popular do Prêmio RioShow de Gastronomia 2012. O mesmo júri escolheu o garçom Alexandre o melhor da cidade, hoje no cargo de maître.

O projeto arquitetônico é assinado por Bel Castro e o de iluminação, por Constance Sandall, nomes de peso para criar um dos ambientes gastronômicos mais sofisticados e acolhedores do Rio. A cereja do bolo são as obras dos consagrados artistas plásticos Antonio Bokel e Peu Mello, que dão vida às paredes do restaurante. Já a bucólica varanda convida o cliente a ficar e estender a conversa.

Desde 2009 na Cidade Maravilhosa, o Gabbiano vem conquistando os cariocas.

O Chef Executivo

Chef executivo do Gabbiano

Carioca, filho de italiano, Romano Fontanive mudou-se para a Itália com 15 anos, onde se formou hôtelier na Escola de Gastronomia de Belluno, e trabalhou em restaurantes de várias partes da Europa, quatro deles laureados com a Estrela Michelin. Fez do Hosteria Nobili Fulcis, na Alemanha, “um destino certo de gourmets”, segundo a imprensa local.

Com mais de uma década de experiência internacional, Romano dedica-se à criação de novos pratos e à adoção de técnicas mais saudáveis, como o uso de ingredientes orgânicos e da estação. Neste sentido, o Gabbiano acaba de aderir ao movimento “Retratos do Gosto”, com a compra de insumos de pequenos produtores locais.